ATE - Atendimento Espiritual

O Atendimento Espiritual (ATE) pode ser compreendido como uma terapia que contribui para o equilíbrio e a harmonização do ser humano consigo mesmo e com a vida de uma maneira geral. É uma terapia espírita porque utiliza conhecimentos e recursos próprios da Doutrina Espírita como o passe, a água fluidificada, tendo por base o estudo do Evangelho de Jesus no que concerne aos aspectos morais.

Podemos dizer que o objetivo do ATE é a reforma moral do participante, reforma que se inicia de forma natural durante o tratamento, mas que deve ser contínua e progressiva, uma vez compreendida a tarefa de iluminação pessoal que cabe a um de nós desempenharmos.
 
O ATE se caracteriza por uma dinâmica que vem proporcionar ao participante o ambiente fraterno propício para compartilhar dúvidas, problemas ou desequilíbrios de ordem física, emocional ou espiritual. São muitos os que chegam à Casa Espírita atormentados, sofridos e desesperançados. Não se oferece promessas de curas miraculosas e sim um acompanhamento e acolhimento que favoreça ao necessitado uma renovação de ideias e postura de coragem frente às provas e tribulações da vida.
 
As atividades desenvolvidas para o sucesso do atendimento são:
 
  • Reunião de orientação inicial – Consiste em uma exposição dialogada sobre o ATE, com comentários rápidos e esclarecedores sobre a Doutrina Espírita e os recursos utilizados no Atendimento – Reuniões, entrevistas e passe.
  • Entrevista – É, na realidade, uma conversa fraterna, necessária para esclarecimentos de ambas as partes. O entrevistado tem a oportunidade de expor os motivos da busca pelo ATE, assim como o entrevistador tem a oportunidade de esclarecer detalhes sobre o Atendimento e dúvidas que porventura persistam.
  • Grupos de Estudo do Evangelho – É o espaço onde os participantes analisam temas morais extraídos dos ensinamentos cristãos e que permitem a reflexão sobre problemas e dificuldades enfrentados. É o despertar para as ideias de bondade, religiosidade que favorecem a recuperação da confiança, do ânimo e do respeito próprio tendo como base o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec) . 
  • Passe – É a transmissão de fluidos(energia) de uma pessoa para outra, utilizando-se a imposição simples das mãos. É auxílio eficaz no equilíbrio energético do participante, realizado em sala própria por equipe de trabalhadores especializada.
  • Reuniões mediúnicas – Casos percebidos de maior complexidade ou resistentes a melhoras são encaminhados para as reuniões mediúnicas de desobsessão. Estas são realizadas pelo setor mediúnico da Casa, em horários e dias próprios, sem a participação direta do assistido. Maiores informações com os dirigentes das reuniões.
O ATE tem uma metodologia própria de trabalho, rica em disciplina, organização, dedicação e amor ao próximo. Os que fazem o Grupo Espírita Meimei procuram trazer para suas vidas os ensinamentos de Jesus, compreendendo que: “O Evangelho não é somente uma propaganda de ideias libertadoras. Acima de tudo, é a construção de um mundo novo pela edificação moral do novo homem.” Emmanuel.
 
PERGUNTAS FREQUENTES
 
Qualquer pessoa pode fazer o Atendimento Espiritual?
 
Sim, o ATE se destina a todas as pessoas que buscam o equilíbrio íntimo através dos ensinamentos morais do Cristo. Nos encontros do ATE, não se busca a conversão do participante à Doutrina Espírita, apenas se oferece ao participante, pelas reflexões evangélicas, a oportunidade de renovação dos pensamentos e mudança de atitude, tendo por consequência uma postura de maior confiança e tranquilidade frente os embates da vida.
 
Crianças e jovens também fazem o ATE?
 
Para as crianças recomenda-se a Evangelização Infantil e para os jovens as atividades da Juventude Espírita, as quais têm metodologia de trabalho adequada às idades correspondentes.
 
Pessoas doentes encontram a cura no Atendimento Espiritual?
 
A finalidade do Atendimento não é a cura dos males físicos ou psíquicos, no entanto, como as doenças, em sua grande maioria são manifestações da desarmonia íntima, é natural que muitos problemas sejam sanados quando o estado íntimo é pacificado. “Aprendemos com Jesus que a cura pertence ao próprio doente que, mercê de Deus, aproveita as oportunidades de progresso espiritual.”
 
O ATE pode curar obsessões?
 
Sim, a obsessão pode ser compreendida como uma influência negativa que Espíritos infelizes exercem sobre determinada pessoa, tendo por origem desavenças de vidas passadas ou pensamentos negativos atuais; em outras palavras, pode-se dizer que o fenômeno é de sintonia mental. Como o Atendimento Espiritual promove a mudança moral do participante e o cultivo de idéias elevadas, as obsessões são naturalmente enfraquecidas e curadas. 
 
No Atendimento Espiritual há manifestação de Espíritos?
 
Não, todas as atividades do ATE são conduzidas por trabalhadores encarnados, capacitados regularmente para este fim.  No entanto, a assistência espiritual existe e se inicia quando o participante adentra à Casa Espírita, continuando até o fim do Atendimento, sem que se tenha essa percepção. No caso de participantes sujeitos a manifestações em desequilíbrio, e estas ocorrendo, os mesmos serão sempre orientados pelos trabalhadores em ambiente separado e propício a este fim. 
 
Todos os participantes devem tomar passes?
 
A terapia pelo passe é um recurso valioso no atendimento dos desajustes físicos e espirituais. O passe pode ser definido como a transmissão de fluidos de uma pessoa para outra; na Casa Espírita essa transmissão tem sempre o amparo e a doação de fluidos dos Espíritos Benfeitores, daí a importância do participante aproveitar esta oportunidade de reequilíbrio energético. O passe é ministrado somente com a imposição simples das mãos, sem toques no paciente, ruídos ou qualquer movimentação.
 
Qual o dia do ATE?
 
Quarta-feira as 19:30h.